CRÔNICAS de Carlos Kaliban
A GRANDE MUDANÇA

Trabalhava em uma fábrica bem antiga. Morava numa vila de casas que pertencia à fábrica. Tinha nascido naquela casa, na qual morou o seu pai, que também tinha sido empregado da fábrica, até falecer em um acidente de trabalho.

Todas as casas da vila eram iguais. Eram mais de 100 e todas da mesma cor. A fábrica não permitia mudanças. Alegava que uma padronização era a coisa certa.

Ele trabalhava todos os dias em determinado setor. Operava a mesma máquina há 25 anos. Tinha começado nela como aprendiz. A maioria dos colegas de trabalho era da mesma época que ele. Alguns já tinham se aposentado e outros eram mais novos, embora o mais novo tivesse 11 anos de emprego.

Nos poucos momentos de lazer, que eram aos domingos, bebia uma cerveja e jogava dominó, sempre com os mesmos amigos, os mesmos que ele tinha estado lado a lado, na faina diária da fábrica, durante toda a semana. Quando era mais moço jogava no time de futebol da fábrica, que já não existia mais. Como não foi possível renovar o quadro de jogadores, o time acabou. Mas o dominó, sem dúvida era um esporte fascinante.

Certo dia começou a questionar sua vida e acabou com uma forte depressão. Foi aconselhado a procurar um psicólogo que estava trabalhando para a fábrica, para uma consulta.

Após uma série de seções ele estava convencido de que precisava fazer mudanças drásticas em sua vida. Ele ficaria então atento e não perderia as oportunidades, que sem dúvida surgiriam.

Uma semana depois, muito orgulhoso e feliz, comunicou a seus amigos a grande transformação de sua vida. Pelo seu ar de felicidade e aparência de uma pessoa realizada era de esperar algo inusitado, revolucionário, que realmente modificasse toda uma vida.

Um amigo questionou: -“O que de tão importante você fez que o deixou com esse ar tão eufórico?”

-“Temos sempre que estar atentos para uma grande oportunidade de transformação que possa aparecer em nossas vidas. Isso aconteceu comigo e não deixei a oportunidade passar. Mudei para a casa ao lado, que tinha ficado vazia na semana passada”, respondeu como quem realmente iniciava uma nova e promissora vida.

 
 
Direitos Reservados