CRÔNICAS de Carlos Kaliban
UM METRO A MAIS (baseado em uma história real)

Era uma vez um homem, casado e sem filhos. Era vendedor, mas sentia-se insatisfeito com sua rotina de trabalho. Um dia sugeriu à sua esposa que vendessem tudo o que tinham e comprassem um pedaço de terra para começar a fazer alguma coisa diferente. Depois de muito insistir, ela terminou cedendo.

Venderam tudo e adquiriram uma área de terra. Lá, construíram outra casa, cavaram um poço e começaram a trabalhar na terra. Num belo dia, ele bateu com a enxada numas pedras estranhas. Lavou-as, colocou-as numa mochila e foi até a cidade vizinha, onde procurou um ourives.

O ourives analisou as pedras e perguntou:- "Onde conseguiu essas pedras?" Ele respondeu que estavam no fundo de um velho baú que ele tinha achado no porão da casa de sua avó. O ourives disse então: - " Isto é ouro!"

Chegando em casa, pegou a esposa pela mão e foram até o local onde havia achado as pedras.Cavou e achou mais. Cavou em outro lugar e achou de novo. A esposa disse: -"Vamos ficar quietos para quem ninguém descubra o tesouro que possuimos. Vamos conseguir primeiro licença para mineração e depois cuidaremos de explorar isto." E assim fizeram: em menos de de três meses estavam de vento em popa garimpando ouro, muito ouro.

Mas, em pouco tempo, o ouro começou a ficar escasso e, naturalmente, o sonho milionário foi se desmoronando e ele se viu muito mal com os sócios que tinha conseguido e com os empregados.

Depois de muitas críticas e reclamações, ele resolveu vender tudo para recuperar o capital empregado, pagar a todos e retornar ao seu antigo trabalho. Por volta de um mês depois, viu uma manchete num jornal:

"DESCOBERTO O MAIOR FILÃO DE OURO QUE SE TEM NOTÍCIA"

Aproximou-se e viu uma foto que fez o seu coração disparar: Era o homem para quem tinha vendido as terras ao lado de uma das suas máquinas. Embaixo da foto, uma legenda:

"SE O ANTIGO DONO TIVESSE SIDO PERSEVERANTE E NÃO TIVESSE DESISTIDO, TERIA ENCONTRADO O QUE NÓS ENCONTRAMOS. BASTOU CAVAR UM METRO A MAIS."

Sua vida mudou a partir desse dia. Deixou de ser vendedor e passou a fazer palestras incentivando as pessoas em como não desistirem dos seus propósitos. Fez muito sucesso com isso e ganhou muito dinheiro. Quando perguntavam a razão do seu sucesso ele respondia:

"VOCÊ QUER TER SUCESSO NA VIDA? CAVE UM METRO A MAIS!"

Texto de Carlos Kaliban

 
 
Direitos Reservados